Lei Complementar nº 62, de 04 de dezembro de 2018

Identificação Básica

Norma Jurídica

Lei Complementar

62

2018

4 de Dezembro de 2018

"Dispõe sobre a criação de cargo de provimento efetivo de Auditor de Controle Interno e o Cargo de provimento efetivo de Controlador Interno no âmbito do Poder Executivo Municipal".

a A
"Dispõe sobre a criação de cargo de provimento efetivo de Auditor de Controle Interno e o Cargo de provimento efetivo de Controlador Interno no âmbito do Poder Executivo Municipal".
    A Prefeita do Município de São Francisco do Guaporé-RO, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e Ela sanciona a seguinte:
      Art. 1º. 
      Fica criado, no Quadro Permanente de Pessoal do Poder Executivo Municipal, o cargo de Auditor de Controle Interno com uma vaga e o Cargo de Controlador Interno com uma vaga, nos termos da Lei Complementar n° 056/2017.
        Art. 2º. 
        O provimento para a vaga do cargo de que trata o artigo anterior será por concurso público de provas ou de provas e títulos ao qual somente poderão concorrer os candidatos que apresentarem os requisitos exigidos nesta lei para investidura no cargo.
          Art. 3º. 
          As atribuições dos cargos criados encontram-se dispostas nos anexos I e II desta Lei.
            Art. 4º. 
            O vencimento básico atribuído aos servidores dos cargos mencionados no art. Iº. são os constantes dos anexos I e II desta Lei, respectivamente.
              Art. 5º. 
              O regime jurídico dos cargos de Auditor de Controle Interno e o Cargo de Controlador Interno é o descrito na Lei Municipal n° 340/2006.
                Art. 6º. 
                O Plano de Cargos, Carreira e Salários é o descrito na Lei Complementar n°046/2015.
                  Art. 7º. 
                  O Poder Executivo regulamentará esta Lei a partir de sua publicação, caso haja necessidade.
                    Art. 8º. 
                    Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


                      Edifício-Sede do Poder Executivo do Município de São Francisco do Guaporé, RO., 04 de Dezembro de 2018.


                      Gislaine Clemente
                      Prefeita Municipal
                        Anexo I
                        CARGO: AUDITOR DE CONTROLE INTERNO


                        ATRIBUIÇÕES:


                        Supervisionar, coordenar e executar trabalhos de avaliação das metas do Plano Plurianual, bem como dos programas e orçamento do governo municipal;
                        Examinar a legalidade e avaliar resultados quanto à eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos da Administração Municipal, bem como da aplicação de recursos públicos e subsídios em benefício de empresas privadas;
                        Exercer controle das operações, avais e garantias, bem como dos direitos e deveres do Município;
                        Avaliar a execução das metas do Plano Plurianual e dos programas do governo, visando a comprovar o alcance e adequação dos seus objetivos e diretrizes;
                        Avaliar a execução dos orçamentos do Município tendo em vista sua conformidade com as destinações e limites previstos na legislação pertinente;
                        Avaliar a gestão dos administradores municipais para comprovar a legalidade, legitimidade, razoabilidade e impessoalidade dos atos administrativos pertinentes aos recursos humanos e materiais;
                        Avaliar o objeto dos programas do governo e as especificações estabelecidas, sua coerência com as condições pretendidas e a eficiência dos mecanismos de controle interno; Subsidiar, através de recomendações, o exercício do cargo do Prefeito, dos Secretários e dirigentes dos órgãos da administração indireta, objetivando o aperfeiçoamento da gestão pública;
                        Verificar e controlar, periodicamente, os limites e condições relativas às operações de crédito, assim como os procedimentos e normas sobre restos a pagar e sobre despesas com pessoal nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Regimento Interno do Sistema de Controle Interno do Município;
                        Prestar apoio ao órgão de controle externo no exercício de suas funções constitucionais e legais;
                        Auditar os processos de licitações dispensa ou de inexigibilidade para as contratações de obras, serviços, fornecimentos e outros;
                        Auditar os serviços do órgão de trânsito, multa dos veículos do Município, sindicâncias administrativas, documentação dos veículos, seus equipamentos, atuação da Junta Administrativa de Recursos de Infrações - JARI;
                        Auditar o sistema de previdência dos servidores, regime próprio ou regime geral de previdência social;
                        Auditar a investidura nos cargos e funções públicas, a realização de concursos públicos, publicação de editais, prazos, bancas examinadoras;
                        Auditar as despesas com pessoal, limites, reajustes, aumentos, reavaliações, concessão de vantagens, previsão na lei de diretrizes orçamentárias, plano plurianual e orçamento;
                        Analisar contratos emergenciais de prestação de serviço, autorização legislativa e prazos;
                        Apurar existência de servidores em desvio de função;
                        Analisar procedimentos relativos a processos disciplinares, publicidade, portarias e demais atos;
                        Auditar lançamento e cobrança de tributos municipais, cadastro, revisões, reavaliações e prescrição;
                        Examinar e analisar os procedimentos da tesouraria, saldo de caixa, pagamentos, recebimentos, cheques, empenhos, aplicações financeiras, rendimentos, plano de contas, escrituração contábil, balancetes;
                        Exercer outras atividades inerentes ao sistema de controle interno.

                        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

                        Idade: mínima de 21 anos;

                        Instrução: curso superior em contabilidade (Ciências Contábeis) ou Administração ou Economia ou Direito;

                        Habilitação funcional: específica para o exercício da profissão correlata à formação e Inscrição (registro) válida no órgão de classe respectivo.

                        Vencimento: R$ 2.679,60 (dois mil, seiscentos e setenta e nove reais e sessenta centavos), conforme Lei Complementar n° 046/2015 (Plano de Cargos, Carreira e Salários da Administração Geral da Prefeitura Municipal)

                        Referência: 27A da Lei Complementar n° 046/2015.

                        Carga Horária: 40h (quarenta horas) semanais.

                        FORMA DE RECRUTAMENTO: concurso público.
                          Anexo II
                          CARGO: CONTROLADOR INTERNO

                          ATRIBUIÇÕES:


                          Coordenar as atividades relacionadas com o Sistema de controle Interno da Prefeitura Municipal, abrangendo as administrações Diretas e Indiretas, promover a integração operacional e orientar a elaboração dos atos normativos sobre os procedimentos de controle;
                          Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional, supervisionado e auxiliando as unidades executoras no relacionamento com o Tribunal de Contas do Estado, quanto ao encaminhamento de documentos e informações, atendimento ás equipes técnicas, recebimento de diligências, elaboração de respostas, tramitação dos processos e apresentação dos recursos;
                          Assessorar a administração nos aspectos relacionados com o controle interno e externo e quanto á legalidade dos atos de gestão, emitindo relatórios e pareceres sobre os mesmos; Interpretar e pronunciar-se sobre a legislação concernente á execução orçamentária, financeira e patrimonial;
                          Medir e avaliar a eficiência, eficácia e efetividade dos procedimentos de controle interno, através das atividades de auditoria interna a serem realizadas, mediante metodologia e programação próprias, nos diversos sistemas administrativos da Prefeitura Municipal, abrangendo as administrações Direta e Indireta, expedindo relatórios com recomendações para o aprimoramento dos controles.
                          Avaliar o cumprimento dos programas, objetivos e metas espalhadas no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Orçamento, inclusive quanto a ações descentralizadas executadas á conta de recursos oriundos dos Orçamentos Fiscais e Investimentos;
                          Exercer o acompanhamento sobre a observância dos limites constitucionais, dei Lei de Responsabilidade Fiscal e os estabelecidos nos demais instrumentos legais;
                          Estabelecer mecanismos voltados a comprovar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão e avaliar os resultados, quanto a eficácia, eficiência e economicidade na gestão orçamentária, financeira, patrimonial e operacional da Prefeitura Municipal, abrangendo as administrações Direta e Indireta, bem como, na aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;
                          Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres do Ente;
                          Supervisionar as medidas adotadas pelos Poderes, para o retorno da despesa total com pessoal ao respectivo limite, caso necessário, nos termos dos artigos 22 e 23 da Lei de Responsabilidade Fiscal;
                          Tomar as providências, conforme o disposto no art. 31 da Lei de Responsabilidade Fiscal, para recondução dos montantes das dívidas consolidada e mobiliária aos respectivos limites;
                          Aferir a destinação dos recursos obtidos com a alienação de ativos, tendo em vista as restrições constitucionais e as da Lei de Responsabilidade Fiscal;
                          Acompanhar a divulgação dos instrumentos de transparência da Gestão Fiscal nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, em especial quanto ao Relatório Resumido da Execução Orçamentária e ao Relatório de Gestão Fiscal, aferindo a consistência das informações constantes de tais documentos;
                          Participar do processo de planejamento e acompanhar a elaboração do Plano Plurianual, da Lei de diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária;
                          Manifestar-se, quando solicitados pela administração, acerca da regularidade e legalidade de processo licitatório, sua dispensa ou inexigibilidade e sobre o cumprimento e/ou legalidade de atos, contratos e outros instrumentos congêneres;
                          Propor a melhoria ou implantação de sistema de processamento eletrônico de dados em todas as atividades de administração pública, com o objetivo de aprimorar os controles internos, agilizar as rotinas e melhorar o nível das informações;
                          Instituir e manter sistema dc informações para o exercício das atividades finalísticas do Sistema de Controle Interno;
                          Verificar os atos de admissão dc pessoal, aposentadoria, reforma, revisão de proventos e pensão para posterior registro no Tribunal de Contas;
                          Manifestar através de relatórios, auditorias, inspeções, pareceres e outros pronunciamentos voltados a identificar a sanar as possíveis irregularidades;
                          Alertar formalmente a autoridade administrativa competente para que instaure imediatamente a Tomada de Constas, sob pena de responsabilidade solidária, as ações destinadas a apurar os atos ou fatos, inquinados de ilegais, ilegítimos ou antieconômicos que resultem em prejuízo ao erário, praticados por agentes públicos, ou quando não forem prestadas as contas ou, ainda, quando ocorrer desfalque, desvio de dinheiro, bens ou valores públicos;
                          Revisas e emitir parecer sobre os processos de tomadas de Contas Especiais instaurados pela Prefeitura Municipal, incluindo suas administrações Diretas e Indiretas, determinadas pelo Tribunal de Constas do Estado;
                          Representar ao TCE/RO, sob pena de responsabilidade solidária, sobre as irregularidades c ilegalidades identificadas e as medidas adotadas;
                          Emitir parecer conclusivo sobre as contas anuais prestadas pela administração; Realizar outras atividade de manutenção e aperfeiçoamento do sistema de Controle Interno.

                          REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

                          Idade: mínima de 21 anos;

                          Instrução: curso superior em contabilidade (Ciências Contábeis) ou Administração ou Economia ou Direito;

                          Habilitação funcional: específica para o exercício da profissão correlata à formação e Inscrição (registro) válida no órgão de classe respectivo.

                          Vencimento: R$ 2.679,60 (dois mil, seiscentos e setenta e nove reais e sessenta centavos), conforme Lei Complementar n° 046/2015 (Plano de Cargos, Carreira e Salários da Administração Geral da Prefeitura Municipal).

                          Referência: 27A da Lei Complementar n° 046/2015.

                          Carga Horária: 40h (quarenta horas) semanais.

                          FORMA DE RECRUTAMENTO: concurso público.